segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Surfe, paixão nacional

Primeiramente tentarei definir surf, que deriva da palavra surface em inglês, que em português significa superfície (deslizar sobre a superfície). No Aurélio, surfe significa o esporte em que a pessoa, de pé numa prancha, desliza na crista da onda.
Para mim surfe é muito mais que deslizar sobre uma prancha na crista de uma onda, surfe é estilo de vida, é esporte, é cultura, é filosofia, é diversão, é alegria, é adrenalina, é competição, é prazer, é diversão, é paixão.... O surfe requer coragem, equilíbrio, força, coordenação, sintonia, paciência, sensibilidade, determinação e amor. Se eu estiver enganado, por favor, me corrijam e me digam o que é surfe?
Dizem que as paixões dos brasileiros são o carnaval e o futebol. Eu acrescentaria aí o surfe, pois é o esporte que mais vem crescendo em números de praticantes nos últimos anos no Brasil. E quem ainda não pratica surfe, se veste como surfista, fala como surfista e quer se parecer com um surfista.
Minha primeira paixão pelo esporte como a de muitos brasileiros foi o futebol, até descobrir o surfe. O surfe foi amor a primeira remada e perdura até os dias de hoje. Já o carnaval é aquela data do ano que todos nós esperamos que chegue e que não acabe mais, o brasileiro se transforma no carnaval, porém nunca havia participado de um desfile na avenida. E um amigo vivia dizendo: “enquanto você não desfilar numa escola de samba, na ala ou tocando na bateria, nunca conhecerá a verdadeira emoção do carnaval”.
Realmente ele tinha razão: o desfile de uma escola de samba se transforma em uma hora de muita malhação, pura emoção e adrenalina na avenida que não tem como descrever, só estando lá para desfrutar dessa maravilha de nome carnaval. Agora só falta-me aprender a tocar algum instrumento, fazer parte da bateria e poder ditar o ritmo do desfile. Aconselho a todos que tiverem oportunidade que procurem as escolas de sambas de suas cidades e reservem uma fantasia para cair na folia, pois como diz a frase: “quem não gosta de samba, bom sujeito não é; ou é ruim da cabeça ou doente do pé”.
No final deste mês vai ter carnaval, as previsões indicam ondas perfeitas para a prática do surfe e com certeza vai ter futebol, portanto aproveitem suas paixões.

Luis Zumbi

Nenhum comentário: