sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

O Professor do Surfe

Anos atrás, depois de duas caronas até chegar a praia, eu e meu amigo Marcos Peruca nos deparamos com a triste situação de encontrar o mar totalmente flat (sem ondas), resolvemos dar uma caminhada na praia e por sorte encontramos com o Gedeon.
Gedeon nessa época possuía, creio eu, a única moto com racks de prancha em São Sebastião e uma prancha que ele mesmo havia pintado. Lembro-me de alguns detalhes laranja e de um cantor de rock no bico da prancha, que representava alguma das essências do surfe, como liberdade e irreverência.
Apesar dessa prancha ousada a personalidade do Gedeon tende a ser de uma pessoa tranqüila e reservada, diferente a de um astro de rock. Nesse dia sem saber ele deu os primeiros passos no que iria se tornar hoje, conversamos muito e ele nos falou como enfrentar algumas dificuldades na vida e o caminho que havia seguido.
Depois começou uma verdadeira aula de surfe, havia uma elevação na areia, parecida com um braço de uma onda, e ele simulava o melhor posicionamento, o momento certo da cavada e de executar as manobras, como lidar com os diferentes tipos de onda, entre outras manobras.
Esse dia valeu por meses de surf praticados por nós sem nenhuma instrução. E foi por pessoas como Gedeon, Julio Barata, Toronto, Marcos Pirata que nos tornamos, além de bons surfistas, grandes cidadãos. Ao final da aula fomos os três embora em sua moto.
Gedeon participou da criação e fundação da Associação de Surf de São Sebastião,entidade da qual hoje é presidente. Além disso, criou uma das primeiras escolas de surfe do Brasil, idealizou o projeto Salva-Surf e realizou um excelente trabalho para o surfe da cidade em parceria com a secretaria de esportes de São Sebastião.
Ele também é o responsável pela vinda dos campeonatos de níveis nacional e internacional para São Sebastião, pela formação de mais ou menos 2.000 surfistas, pelos talentos que surgiram e estão por surgir no surfe de São Sebastião.
Hoje, Gedeon está à frente de sua escola de surfe e é considerado um dos maiores professores e técnicos de surfe do Brasil, responsável pela formação de bons surfistas e verdadeiros cidadãos sebastianenses.
Obrigado Gedeon!
Informações sobre aulas, consulte seu blog ou envie e-mail ao Gedeon
http://aulasdesurf.gedeon.nafoto.net
aulasdesurf.gedeon@uol.com.br

Nenhum comentário: