quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Alimentação Esportiva

Não somente um esportista profissional, mas todos nós deveríamos ter uma alimentação balanceada e controlada para um melhor aproveitamento do dia a dia. Diariamente é necessário que tenhamos uma alimentação com qualidade que podemos encontrar na variedade dos alimentos: grãos, verduras, legumes, sementes, frutas, ervas, que somadas aos alimentos de origem animal: carnes, ovos e leite, proporcionarão uma mesa saudável para suprir nossas necessidades diárias.
Os alimentos fornecem todos os nutrientes necessários para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções básicas do organismo tanto para um atleta como para uma não praticante de esporte. Promovem também a resistência às possíveis doenças que podem acometer um individuo.Os tipos de nutrientes dos alimentos são: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Os atletas e as pessoas rotineiramente têm muitas dificuldades de manterem uma dieta equilibrada e saudável. É de suma importância que atletas e pessoas que tenham um dia a dia muito agitado, vivendo em função do tempo e da produtividade tenham em suas refeições diárias algum dos alimentos dos principais grupos da pirâmide alimentar: pães, massas e farinhas integrais, frutas e vegetais frescos, leite ou derivados desnatados, ovos e carnes magras, óleos e oleaginosas em geral.
Para que o desempenho físico de uma atleta melhore, pessoas possam agüentar o ritmo imposto pela correria do dia a dia e evite doenças crônico-degenerativas, é necessário que a ingestão de açucares e gorduras sejam controladas, variedade e qualidade dietética sejam melhoradas através da reeducação alimentar.
Durante o processo de reeducação alimentar serão trabalhados alguns princípios como: não tomada de medidas drásticas com relação a dieta, não utilização de drogas para emagrecimento ou aumento de massa, busca de equilíbrio alimentar, diminuição de ansiedade com relação a perda de peso, incentivo aos alimentos ricos em nutrientes funcionais: antioxidantes, sais minerais e fibras, controle dos níveis sangüíneos de colesterol, triglicérides, glicose, ácido úrico e outros.
Um cardápio ideal é aquele que a qualidade supera a quantidade seguindo sempre os princípios básicos da pirâmide alimentar e reeducação alimentar: variedade, moderação e proporcionalidade. Para essa matéria foi consultada a Nutricionista Clínica Dra Luciene Mara Rodrigues Rego da Clínica Diagnose.

Nenhum comentário: