quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Gregos e Troianos (Sebastianenses e Ubatubenses)

Há muitos anos, numa bela tarde de sábado na praia do Guaecá, com sol e ondas com cerca de 1,5 metros de altura, nessa época começava a executar minhas primeiras manobras de surfe. Estava acompanhado de mais três ou quatro amigos e surfávamos havia mais ou menos uma hora e ninguém tinha conseguido pegar ondas boas até o momento, e nossa alegação era que o mar não estava bom, pois as ondas estavam rápidas e fechando. Em conversa dentro do mar, havíamos decidido por sair e tentar surfar na Ponte (canto esquerdo do Guaecá), pois lá deveria apresentar melhores condições. Nesse momento, passavam pó nós dois surfistas gritando rumo ao outside (fundo) e que foram reconhecidos de imediatos, tratava-se de Zeção e Pinóia ambos de Ubatuba. Saímos no mesmo instante para observar e apreciar a performance de dois dos maiores surfistas do Brasil, uma verdadeira aula de surfe e estilo. Na verdade o mar não estava fechando como pensávamos e sim tubular, ou seja, um mar perfeito, considerado um dia clássico para a prática de surfe.
Em sua primeira onda, Zecão pegou um belo tubo, permanecendo encoberto pelo lip da onda por alguns segundos, Pinóia desceu uma onda logo atrás, pegando outro excelente tubo e arrancando gritos e aplausos de todos na areia. Pinóia era o ídolo da maioria dos surfistas de São Sebastião na época. O que se viu até o fim do dia foi uma seqüência de tubos e manobras que nunca havíamos presenciado na praia do Guaecá.
Essa história serve para analisar a opinião e a critica que dois surfistas diferentes podem fazer em relação a mesma onda. Agora, imaginem o ponto de vista, as opiniões e criticas de várias pessoas analisando um texto como este num jornal, uma frase mal expressada, uma foto publicada, a realização de um evento. Administração de um comércio ou cidade, um visual mais ousado, uma sai mais curta. Por menos erros que procuramos cometer e mais próximos que procuramos estar da perfeição, sempre haverá as boas e as más criticas, pois criticar faz parte da vida do se humano. E se algum dia você estiver recebendo somente elogios, boas criticas e opiniões favoráveis, com certeza alguma coisa deve estar errada, pois há um velho ditado que diz: “é impossível agradar a gregos e troianos”.

Nenhum comentário: